︎  / ︎︎  / ︎           

Yano-a

tela suspensa de retro-projeção, projetor de vídeo, retroprojetor, fotolito, filtro de cor, micro-ventilador, aquário e água

Leandro Lima, Gisela Motta e Claudia Andujar

2005


YANO-A (2005) foi desenvolvida a partir da apropriação de uma fotografia em preto-e-branco de uma maloca Yanomâmi incendiada, realizada em 1976 por Claudia Andujar. Para atualizar o instante fixado pela fotografia analógica, a imagem original foi projetada através de um filtro vermelho e uma camada de água em movimento, responsável por gerar refrações. A distorção e o movimento da instalação são resultantes da interferência da água e de um micro-ventilador, e contrastam com o crepitar do fogo congelado na fotografia ao emular as refrações na tela, tal como as geradas pelo calor que sobe do solo. Em outra composição, um projetor de vídeo adiciona, sobre a maloca, uma animação apenas das labaredas extraídas de todos os fotogramas realizados durante a queima da casa por Andujar




YANO-A (2005) was developed from the appropriation of a black-and-white photograph of a burned Yanomami maloca, made in 1976 by Claudia Andujar. To update the instant set by analog photography, the original image was projected through a red filter and a layer of moving water, responsible for generating refractions. The distortion and movement of the installation is the result of interference from the water and a micro-fan, and contrasts with the crackling of the frozen fire in the photograph by emulating the refractions on the screen, such as those generated by the heat rising from the ground. In another composition, a video projector adds, on the maloca, an animation only of the flares extracted from all the frames made during the firing of the house by Andujar.


Motta+Lima, a primeira publicação monográfica sobre a obra desenvolvida em parceria por Leandro Lima e Gisela Motta durante 20 anos.
.
Editado pela [Publisher] Cobogó, o volume conta com textos de [texts by] Galciani Neves e Paulo Miyada, entrevista de [interview by] Luana Fortes com os artistas, editoração chefe de [chief editor] Isabel Diegues, edição de [editor] Aïcha Barat, gerência de produção de [production manager] Melina Bial, realização de [made possible by] Ybytu e Galeria Vermelho, revisão de [proofreader] Divina Prado, revisão final de [final proofreader] Carolina Rodrigues, projeto gráfico do [graphic design] Estúdio Campo (Paula Tinoco e Roderico Souza) e impressão e tratamento de imagens da [printing and image treatment] 
Ipisis Gráfica e Editora.