︎  / ︎︎  / ︎           

Xapiri


Xapiri é um filme experimental, inspirado no xamanismo yanomami. Suas imagens foram registradas por ocasião de dois encontros de xamãs na aldeia de Watoriki, Amazonas, em março de 2011 e abril de 2012 Entretanto, o trabalho realizado sobre estas imagens escapa do registro documentário a fim de produzir uma simulação tecnológica livre a partir do universo visual e conceitual do xamanismo yanomami. Xapiri não pretende descrever e muito menos explicar o trabalho dos xamãs Yanomami. Deve ser considerado como uma tentativa de tornar sensíveis, através de nossas imagens digitais, certas ideia yanomami sobre as imagens xamânicas (utupë), sua ontologia e sua estética, sua transdução e mutabilidade nos corpos. Trata-se, antes de tudo, de uma homenagem visual à riqueza intelectual e poétic do xamanismo yanomami.

Bruce Albert


 


foto: Edouard Fraipont

Motta+Lima, a primeira publicação monográfica sobre a obra desenvolvida em parceria por Leandro Lima e Gisela Motta durante 20 anos.
.
Editado pela [Publisher] Cobogó, o volume conta com textos de [texts by] Galciani Neves e Paulo Miyada, entrevista de [interview by] Luana Fortes com os artistas, editoração chefe de [chief editor] Isabel Diegues, edição de [editor] Aïcha Barat, gerência de produção de [production manager] Melina Bial, realização de [made possible by] Ybytu e Galeria Vermelho, revisão de [proofreader] Divina Prado, revisão final de [final proofreader] Carolina Rodrigues, projeto gráfico do [graphic design] Estúdio Campo (Paula Tinoco e Roderico Souza) e impressão e tratamento de imagens da [printing and image treatment] 
Ipisis Gráfica e Editora.