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Relâmpago


lâmpadas T5 activiva, cabos, reatores e suportes de alumínio
dimensões variáveis


Motta&Lima

2015


Em Relâmpago, o fenômeno natural de mesmo nome é transposto para o espaço interno. Através de uma composição de lâmpadas tubulares, o violáceo da radiação luminosa dos relâmpagos é reproduzido, trazendo a potência e a fragilidade presentes em uma descarga elétrica.

A peça é composta por lâmpadas do tipo activiva, que, segundo o fabricante, promove o bem estar e a produtividade do ser humano, além de estimular a fotossíntese. Fica evidente a observação dos artistas a respeito da dependência que o homem tem da energia elétrica, ao menos em perímetros urbanos. De um modo geral, o raio representa um poder ao mesmo tempo criador e destruidor, seja observando por um ponto de vista científico ou mitológico.

In Relâmpago [Lightning], the natural phenomenon of the same name is transposed into an internal space. Through a composition of tubular lamps, the purplish light from the radiation is reproduced, showcasing the power and fragility present in an electrical discharge.
The piece is made up of ActiViva type bulbs, which, according to the manufacturer, promotes the welfare and productivity of the human being and stimulates photosynthesis. The observation of artists about how men depend on electricity, at least in urban areas, is evident. In general, the lightning is a power at the same time creator and destroyer, both observed from a scientific or mythological point of view.



Exposição: “Chora-Chuva”, 2015
Galeria Vermelho, São Paulo, BR

Exposição: “O Estado da Arte”, 2016
Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, BR

Exposição: “Reverta”, 2015
OCA, São Paulo, BR
Motta+Lima, a primeira publicação monográfica sobre a obra desenvolvida em parceria por Leandro Lima e Gisela Motta durante 20 anos.
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Editado pela [Publisher] Cobogó, o volume conta com textos de [texts by] Galciani Neves e Paulo Miyada, entrevista de [interview by] Luana Fortes com os artistas, editoração chefe de [chief editor] Isabel Diegues, edição de [editor] Aïcha Barat, gerência de produção de [production manager] Melina Bial, realização de [made possible by] Ybytu e Galeria Vermelho, revisão de [proofreader] Divina Prado, revisão final de [final proofreader] Carolina Rodrigues, projeto gráfico do [graphic design] Estúdio Campo (Paula Tinoco e Roderico Souza) e impressão e tratamento de imagens da [printing and image treatment] 
Ipisis Gráfica e Editora.