Leandro N Lima / aagua.net

 ︎  / ︎ / ︎ / ︎    

Entreter

objetos em aço carbono com pintura eletrostática a pó, fitas de led RGB endereçáveis, controlador e fonte, dimensões variáveis
Motta&Lima

2018



“Entreter” apresenta um conjunto de esculturas, inspiradas nas atrações de um parque em Brasília, uma cidade modelo escolhida nada aleatoriamente. No espaço expositivo, encontra-se uma montanha-russa, uma roda-gigante, um carrossel, entre outros. Ao todo, são sete peças feitas de estruturas metálicas, LEDs e controladores, que compõem um parque em uma escala 5:1 e geram objetos inusitados, como uma roda-gigante de apenas 2,80 metros.

Contudo, engana-se quem pensa que se trata somente de um parque em escala reduzida. Desprovidos de sua forma e função originais, os objetos perdem seu sentido de uso tradicional. Eles se reconfiguram como provocadores visuais ao reduzir as peças ao desenho de seu elemento luminoso usado como ornamento das atrações.

Na obra, a forma dos objetos é reconhecível, porém disfuncional. De maneira irônica e com senso de humor, ao propor o deslocamento de um parque de diversões para o ambiente artístico, Motta & Lima exibem um trabalho que provoca o questionamento a respeito da função da arte como atividade recreativa.



Exposição: “Entreter”, 02.10.2018 - 06.01.2019
Farol Santander, São Paulo, BR