︎  / ︎︎  / ︎                             

Duplo Singular


2 canais de vídeo sincronizados, 2’15'', sem áudio


Motta&Lima

2015


Em “Duplo singular” a imagem de duas crianças é apresentada, uma em cada tela a partir de um ponto de vista de satelite. A variação de distância da câmera é utilizada para enfatizar a condição de simultaneidade, união e solidão dividindo o mesmo instante, os indivíduos estão juntos mas separados.

No plano mais próximo a composição é capaz de iludir e criar a sensação de proximidade, também pela construção dos elementos de um piquenique, refeição que evoca o ato de compartilhar e o convívio, porém com o distanciamento da câmera, com o quadro aberto, percebemos estarem isoladas em momentos ou lugares distintos.



2 channel synchronized video, 2'15 ", loop, no audio
In "Double singular" the image of two children is presented, one on each screen from a satellite point of view. The distance variation of the camera is used to emphasize the condition of simultaneity, union and solitude dividing the same instant, the individuals are together but separated.

In the nearer plane the composition is able to deceive and create the feeling of closeness, also by the construction of the elements of a picnic, a meal that evokes the act of sharing and the conviviality, but with the distance of the camera, with the open frame, we perceive they are isolated in different places or times.


Exposição: “Nós Entre Extremos”, 2015
Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, BR


Motta+Lima, a primeira publicação monográfica sobre a obra desenvolvida em parceria por Leandro Lima e Gisela Motta durante 20 anos.
.
Editado pela [Publisher] Cobogó, o volume conta com textos de [texts by] Galciani Neves e Paulo Miyada, entrevista de [interview by] Luana Fortes com os artistas, editoração chefe de [chief editor] Isabel Diegues, edição de [editor] Aïcha Barat, gerência de produção de [production manager] Melina Bial, realização de [made possible by] Ybytu e Galeria Vermelho, revisão de [proofreader] Divina Prado, revisão final de [final proofreader] Carolina Rodrigues, projeto gráfico do [graphic design] Estúdio Campo (Paula Tinoco e Roderico Souza) e impressão e tratamento de imagens da [printing and image treatment] 
Ipisis Gráfica e Editora.