︎  / ︎︎  / ︎                             

Arco-Íris


instalação, dimensões variadas
7x3W-RGB LED, microcontrolador, motor e inversor de frequencia


Motta&Lima

2011


Arco-íris, baseia-se em um fenômeno designado “persistência da visão”, exigindo um exercício de percepção do observador. Persistência retiniana é a ilusão provocada quando um objeto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fração de segundo após a sua percepção. Assim, imagens projetadas a um ritmo superior a 16 fragmentos por segundo, associam-se na retina sem interrupção. ARCO-ÍRIS forma um arco composto por luzes de cores primárias (vermelho, verde e azul) cadenciadas numa medida capaz de formar as 7 cores visíveis dos arco-íris. Esse arco de luz não possui uma fonte fixa, mas é gerado pelo movimento circular de um emissor intermitente. O deslocamento em velocidade dessa fonte cria, através de persistência da luz na retina do observador, um arco suspenso no espaço. 


“Rainbow” is based on a phenomenon called “persistence of vision”, which demands a perception exercise from the observer, once the illusion caused by an object seen by the human eye generates an afterimage that persists for a fraction of second on the retina. Accordingly, images projected in a sequence superior of 16 fragments per second, associate themself onto the retina without any interruption. “Rainbow” creates an arch composed by lights of primary colors (red, green and blue) sequenced in a rhythm capable of forming the seven visible spectrum colors of the rainbow. This arch of light doesn’t have a fix light source; it is generated by the circular movement of the non interrupted light source. Once it is put in displacement through speed, it creates the persistence of the light in the retina of the observer, an arch suspended in the space.
Motta+Lima, a primeira publicação monográfica sobre a obra desenvolvida em parceria por Leandro Lima e Gisela Motta durante 20 anos.
.
Editado pela [Publisher] Cobogó, o volume conta com textos de [texts by] Galciani Neves e Paulo Miyada, entrevista de [interview by] Luana Fortes com os artistas, editoração chefe de [chief editor] Isabel Diegues, edição de [editor] Aïcha Barat, gerência de produção de [production manager] Melina Bial, realização de [made possible by] Ybytu e Galeria Vermelho, revisão de [proofreader] Divina Prado, revisão final de [final proofreader] Carolina Rodrigues, projeto gráfico do [graphic design] Estúdio Campo (Paula Tinoco e Roderico Souza) e impressão e tratamento de imagens da [printing and image treatment] 
Ipisis Gráfica e Editora.